Sexo Tântrico - O que é e como explorar
O que envolve a prática do sexo tântrico?
O tantra é uma antiga prática indiana que remonta há mais de 5.000 anos. Em sânscrito, a palavra tantra significa "entrelaçado". Esta prática junta a espiritualidade e a sexualidade e enfatiza a celebração do seu corpo, com o aumento da sensualidade e da conexão íntima. Encoraja uma experiência extremamente sensual que pode ser vivida a sós ou com um parceiro.
De facto, aqueles que praticam técnicas tântricas, têm como objetivo geral libertar a alma e expandir a consciência. Isto pode ser feito de várias formas, sendo o sexo tântrico apenas uma delas.
Uma sessão típica de tantra envolve os domínios subtis do sexo, incluindo abraços lentos, carícias suaves, estar presente no corpo e concentrar-se no movimento da energia entre os corpos dos parceiros.
Se relaxar e levar as coisas devagar, ou acelerar e abrandar a ação, pode ter sexo durante horas, e o prazer pode continuar a aumentar.
As pessoas com pénis também podem explorar práticas como o "edging" (chegar perto do orgasmo, mas não chegar a ejacular), o que aumenta a sua capacidade de durar mais tempo e de manter mais prazer antes de chegar ao orgasmo.
O sexo tântrico pode mergulhar em espaços crus, intensos e animalescos, onde a inteligência instintiva do corpo assume o controlo e se fica cego ao prazer. A dominação e a submissão também podem ser tântricas.
O trabalho de respiração também é fundamental para o sexo tântrico; as pessoas podem usar a sua respiração e consciência para mover a energia sexual por todo o corpo, despertando a sua capacidade de prazer de corpo inteiro (em vez de prazer localizado especificamente nos órgãos genitais).
Benefícios do sexo tântrico
- Conhecer o próprio corpo - incentiva as pessoas a conhecerem o seu próprio corpo e a entrarem em sintonia com ele. Isto pode levar a uma maior satisfação sexual e a orgasmos mais intensos.
- Conhecer o corpo do parceiro – Honrar o nosso corpo e o corpo do nosso parceiro.
- Obter mais do que se quer no sexo
- Libertar bloqueios sexuais e vergonha
- Trabalhar os traumas sexuais
- Despertar a sua energia sexual para fluir livremente dentro do seu corpo
- Aceder ao seu maior prazer e desejo
- Sintonizar-se com a energia subtil
- Descobrir orgasmos de corpo inteiro e/ou múltiplos
- Para pessoas com pénis, retardar o orgasmo ou ter orgasmos não-ejaculatórios
- Experimentar um novo nível de ligação com o seu parceiro, uma profunda sensação de intimidade e presença amorosa
- Sessões de sexo mais longas, relaxamento e uma qualidade de ambiente
- Melhoria da comunicação e da comunhão entre o casal
Como começar a explorar o sexo tântrico
Se está pronto para explorar o sexo tântrico com o seu parceiro, deixamos aqui algumas dicas e práticas de forma a sentir-se o mais natural possível, começando pelas actividades e noções básicas que também são as fundamentais.
Crie um espaço sagrado
Desligue-se conscientemente do mundo mundano e entre no mundo do Divino - o mundo do prazer. Desligue os aparelhos, acenda velas ou incensos e junte quaisquer guloseimas especiais, como chocolates ou frutos silvestres.
Purifique-se tomando um duche e vestindo-se com algo em que se sinta bem e sensual; purifique o seu espaço arrumando e limpando qualquer poluição visual que possa sentir na divisão. Também é melhor não consumir ou consumir menos substâncias para poder estar totalmente presente.
Estabeleça intenções para esta sessão de intimidade, tais como: "A minha intenção é mostrar-te com o meu corpo o quanto te amo e te desejo" ou "Estou curioso para explorar profundamente a nossa conexão".
Relaxe com movimentos
Deite-se de costas e liberte-se da tensão. Enquanto respira, arqueie as costas e levante a pélvis. Pode repetir este movimento para criar um ritmo e sentir-se a libertar-se do stress e a começar a ligar-se ao seu corpo e às suas emoções.
Use as técnicas de respiração
A respiração é uma parte fundamental do sexo tântrico. Isto deve-se em parte ao facto de o sexo tântrico girar em torno da meditação.
Durante o sexo tântrico, a pessoa deve concentrar-se em respirar profundamente através do diafragma. Para o conseguir, deve respirar profundamente pelo nariz durante cinco segundos. Deve sentir o seu estômago a inflar. De seguida, deve expirar pela boca. Deve repetir isto pelo menos 5 vezes.
Quando se pratica sexo tântrico com um parceiro, a sincronização da respiração entre o casal pode aumentar profundamente a ligação e a intimidade.
Outra técnica de respiração que as pessoas podem experimentar é o Kapalbhati. A Kapalbhati ajuda a prolongar a ejaculação nos homens. Quando um homem sente que está prestes a ejacular, deve expirar com força pela boca e depois inspirar automaticamente pela boca.
Olhem-se nos olhos
No olhar poderoso do seu parceiro, não há onde se esconder, e pratica revelar-se totalmente ao outro com tudo o que sente e tudo o que é. Veja-o totalmente vulnerável e, ao mesmo tempo, veja-o com toda a sua força.
Sente-se direito numa almofada ou cadeira, de frente para o seu parceiro. Pode olhar olho esquerdo com olho esquerdo ou apenas olhar suavemente para ambos os olhos, e pode também dar as mãos se quiser. Deixe que a conexão que vos une seja sentido através dos seus olhos. Sinta a sacralidade deste simples momento juntos.
Experimente durante dois minutos. Repare nas emoções ou sensações que surgem, ou se se sente tentado a desviar o olhar. Não se trata de um concurso de olhares, por isso pode sempre fechar os olhos durante alguns segundos e depois voltar a repetir o momento.
Explorem a massagem tântrica
As massagens tântricas são outra parte poderosa do sexo tântrico, que pode ser a chave para orgasmos múltiplos tanto o clitóris como para o pénis.
Numa massagem tântrica, um dos parceiros fica deitado e recebe, tendo a oportunidade de se sintonizar com o seu prazer e energia sexual e ver como esta se quer abrir através do seu corpo, enquanto o outro parceiro move as suas mãos lenta e meditativamente ao longo do seu corpo para o deixar sentir cada nova sensação.
Considere experimentar a massagem yoni (uma massagem tântrica para a vagina e o clítoris), a massagem lingam (uma massagem tântrica para o pénis) e o jogo tântrico dos mamilos.
Pode consultar óleos e geis de massagem para a prática, aqui.
Explorem a posição yab-yum
Esta posição clássica do sexo tântrico representa a união de Shiva e Shakti, as duas energias divinas do masculino e do feminino.
O parceiro base (representando Shiva, que é energeticamente ou fisicamente penetrativo) senta-se de pernas cruzadas numa almofada na posição de "segurar", enquanto o outro parceiro (representando Shakti, que é energeticamente ou fisicamente recetivo) pode colocar as pernas por cima das pernas do parceiro com o rabo na cama ou numa almofada ou pode sentar-se completamente ao colo do parceiro. Os braços do parceiro base devem envolver a cintura do outro parceiro, cujos braços envolvem os ombros do parceiro base. As vossas cabeças podem ficar frente a frente, ou podem tocar-se na testa. Esta posição alinha os chakras dos parceiros e permite que a energia sexual se mova para cima ao longo da coluna vertebral.
Quando estiverem alinhados, comecem por respirar fundo e devagar, sincronizando a vossa respiração. Depois, comecem a mover-se juntos em ondulações lentas, arqueando, rodando em círculos, encontrando um fluxo e um ritmo deliciosos, activando a vossa energia sexual em conjunto.
Conecte-se com a sua respiração para expandir o prazer e a energia sexual por todo o corpo, iluminando cada célula com essa força vital. Pode tentar manter-se com movimentos mais pequenos e subtis ou ser tão vigoroso quanto quiser, mas, de qualquer forma, use a sua respiração para atrair a energia orgásmica da pélvis para todo o corpo.
Esta posição pode ser praticada completamente vestida, nua, ou com qualquer forma de penetração que desejar. Pode até aprender a ter orgasmos energéticos de corpo inteiro - sem qualquer penetração - enquanto permanece completamente vestido, embora isso possa exigir um pouco mais de prática!
Conclusão
Pode haver toda uma série de objectivos e expectativas em torno do sexo que nos pressionam para sermos de uma certa maneira, bem como rotinas e hábitos que nos mantêm presos numa rotina sexual.
O tantra consiste em deitar tudo isso pela janela e começar de novo com uma mente de principiante, redefinindo o sexo ao torná-lo mais sobre intimidade, ligação e possibilidade lúdica, em vez de uma corrida para o orgasmo ou uma caixa a ser verificada.
Quando se deixa de lado objectivos como "excitar alguém" ou alcançar algo em particular, há literalmente um espaço infinito para a descoberta e uma gama tão vasta do que é possível.
E seja o que for que esteja a experimentar agora em termos de orgasmo, pode assumir com segurança que há muito mais para experimentar através do sexo tântrico - orgasmos mais poderosos, orgasmos mais duradouros, orgasmos não ejaculatórios e orgasmos múltiplos para os homens, numerosos tipos de orgasmos para as mulheres, estados profundos de entrega, estados visionários e estados de unidade com o seu parceiro e com a própria vida.